Osasco (SP)- Os atletas do futebol tiveram uma experiência enriquecedora na manhã desta quinta feira (14) durante a Olimpiada do Exército. Participaram, na Clínica de Futebol, de uma palestra com o técnico da Seleção Brasileira Militar de Futebol, Major Mauro, que contou experiências sobre jogos, medalhas e as novas metodologias do futebol.
Na palestra cujo título foi " O futebol no Exército Brasileiro: O desenvolvimento do maior esporte do munfo na Força Terrestre", o técnico falou de como o futebol se modernizou nos últimos 20 anos e ainda completou dizendo que o jogador não pode mais ser "somente craque" ele tem que ter mais alguma coisa para oferecer. Por isso, investiram em planilhas de acompanhamentos, exames e análises de desempenho norteando melhor o trabalho dos atletas.
Um outro objetivo dessa palestra foi dispertar o interesse dos atletas em ingressar na Seleção Brasileira Militar de Futebol. Para ingressar, os jogadores de tropa precisam ter experiência em futebol de base ou profissional e se destacar em competições militares. Já para se tornar um Atleta de Alto rendimento, os soldados ingressam apenas por convite e observação de jogos, desde que tenha até 29 anos. Para os Sargentos a seleção é feita através de edital e tem também e concorrência pública.
Na segunda palestra, o preparador físico da seleção, Ten Antonio Moreira, introduziu teoricamente o assunto que depois os atletas puderam colocar em prática no campo: O Efeito dos jogos reduzidos.
o Atleta de Alto Rendimento (AAR) do Futebol, Sgt Erick Felipe, também esteve presente na Clínica de Futebol e pôde conversar com os jogadores, contar sua história, seus treinos e até ser reconhcecido por alguns fãs do seu trabalho. O AAR já se destacou em grandes times nacionais como Flamengo, Figueirense e Botafogo e também ja deu início em sua carreira internacional jogando na Alemanha e Guatemala.
imagens: Sd Zago