Sobre o Evento

Histórico

A Olimpíada do Exército (OE) teve sua origem nos Jogos Desportivos Militares (JDM), competições regionais da antiga Liga de Sports do Exército (LSE-1920). Foi realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro em 1949.

A partir de 1969 foram organizadas oito olimpíadas: na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ); no Rio de Janeiro (RJ); em Curitiba (PR); em Belo Horizonte (MG); em Porto Alegre (RS); no Recife (PE); em Brasília (DF); e em Campinas (SP).

Em 1981 surgiram os Jogos Marciais (JM), em substituição à Olimpíada do Exército, focados principalmente nos esportes militares. Os JM foram realizados até 2009 e, posteriormente, passaram a se chamar Jogos Desportivos do Exército (JDE).

No ano de 2011, a competição foi suspensa em razão dos 5º Jogos Mundiais Militares (JMM). Já em 2013, os jogos aconteceram no Rio de Janeiro (RJ) e, em 2015, em Brasília (DF), com a inauguração do Ginásio Vera Cruz, uma moderna arena desportiva do Exército.

Também em 2015 ocorreu a sexta edição dos JMM. Com isso, o Exército decidiu alterar os anos de realização dos JDE para os anos pares, de modo a não coincidir com os JMM.

Brasília sediou os últimos JDE, em 2018. Em 2020, os jogos foram suspensos em virtude da pandemia de Covid-19 e transferidos para o ano de 2021. Em 2021, as restrições permaneceram e os JDE foram suspensos de novo.

Image
Image

Medalha e Chegada dos 100m Rasos, 1ª OE, 1949, RJ
(Acervo do Museu do Desporto do Exército)

Informações do Evento Atual

Neste ano, em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, a competição ganhou o nome de Olimpíada do Exército – Bicentenário da Independência, com 13 modalidades e, pela primeira vez, o tiro com arco paralímpico.

O evento acontecerá em Campinas, no período de 9 a 16 de julho de 2022, com aproximadamente 1400 militares, homens e mulheres, disputando 13 (treze) modalidades esportivas (Atletismo, Futebol de Campo, Judô, Karatê, Natação, Orientação, Pentatlo Militar, Tiro, Hipismo, Basquetebol, Voleibol, Escalada e Tiro com Arco paralímpico).

As modalidades serão sediadas nas OM da 11ª Bda Inf Mec (4° BI Mec, 28° BI Mec, 13º RC Mec, 2° GAC, 2° B Log, 2ª Cia Com Mec) além da EsPCEx e 8º BPE.

Serão empregados mais de mil militares dentre competidores, comissão organizadora e pessoal de apoio. Esta referência é um indicador que atesta a grandiosidade do evento e ratifica a vocação e vanguarda esportiva do Exército Brasileiro.

Composição de cada delegação

Image

Cidades Sede

cidades sede
Image