Pentatlo Militar tem dobradinha do CMSE na prova de Natação Utilitária

Pentatlo Militar tem dobradinha do CMSE na prova de Natação Utilitária

Campinas (SP) - Nesta quarta-feira, dia 13 de julho, os atletas que disputam o Pentatlo Militar na Olimpíada do Exército - Bicentenário da Independência mergulharam na piscina da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, para a disputa da Natação Utilitária.

Os destaques desse terceiro dia de competição foram o Comando Militar do Sudeste, com dobradinha masculina no topo do pódio, e o Comando Militar do Oeste, vencedor no segmento feminino. A 3º Sargento Aline Bichoff, do CMO, ganhou a prova com o tempo de 34 segundos, seguido da Aspirante Vitória, do Comando Militar do Sul, com a marca de 36 segundos, e a Aspirante Ávila, do Comando Militar do Norte, fechando a prova em 37.7 segundos. Na disputa masculina, o vencedor foi o Tenente Csuka, com o tempo de 24.5 segundos, seguido do Tenente Preccaro, com a marca de 25.1 segundos, ambos do CMSE. O Tenente Cordeiro, do Comando Militar do Nordeste, completou o pódio com o tempo de 25.3 segundos.

O Tenente Csuka comemorou a dupla vitória do CMSE: "É muito bom conseguir baixar ainda mais o tempo que vínhamos fazendo com uma dobradinha no pódio". Em seguida, ele enumerou as principais dificuldades da prova: "O nível de concentração necessário é descomunal. E não é só nadar. Tem muita gente que nada bem, mas não desenvolve na Pista de Natação Utilitária porque ela exige potência e um treinamento explosivo forte", explicou.

Da mesma forma pensa a Tenente Aline Bichoff: "É explosão pura essa prova! Tem que ter muita força nos braços e nas pernas para superar os obstáculos", afirmou a pentatleta, que já possui no currículo as medalhas de ouro nas categorias individual geral e por equipe no MarExAer, competição esportiva entre as escolas de formação de sargentos das Forças Armadas, em 2018.

Com os resultados do dia, o CMS segue na liderança geral por equipe, com 14.723,8 pontos, seguido do CML, com 12.997,1 pontos, e o Comando Militar do Nordeste, com 12.446,4 pontos.

Como funciona a prova

Em uma piscina de 50 metros, o pentatleta precisa transpor quatro obstáculos padronizados no menor tempo possível. O primeiro deles possui dois cilindros. O nadador deve passar por cima do primeiro e por baixo do segundo. Em seguida, vem a jangada, obstáculo ultrapassado por meio do nado submerso, em que se admite o uso dos pés para pegar impulso nas colunas. O terceiro obstáculo é a mesa, na qual o nadador deve ultrapassá-lo por cima, seguido de um mergulho até o último cilindro, que deve ser superado pelo nado submerso, admitindo-se impulso.

Recordistas da Pista de Natação Utilitária

O recorde masculino da Pista de Natação Utilitária pertence aos atletas Harald Koid, da Áustria, com o tempo de 23.8 segundos, estabelecido em 2000, na cidade de Holstebro, na Dinamarca, e Zheng Zhang, da China, igualando o recorde anterior, estabelecido na cidade de Wuhan, em 2019. O recorde feminino pertence à atleta brasileira Naiana Freire, com o tempo de 27.2 segundos, estabelecido em 2018, na cidade de Wiener Neustadt, na Áustria.

Próxima disputa é o Lançamento de Granada

A competição do Pentatlo Militar continua nesta quinta-feira com a prova de Lançamento de Granada, que acontecerá no 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado (28º BIMec). A grande final será na sexta-feira, quando os atletas disputam a Corrida Através Campo (Cross Country).

História do Pentatlo Militar

Criado há mais de 50 anos, o Pentatlo Militar é uma competição baseada no treino específico dos combatentes e é composto pelas modalidades de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, lançamento de granadas e corrida através do campo. Ele foi desenvolvido pelo Capitão Henri Debrus, oficial francês, que se tornaria presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).

Fotos: Sgt Marcos

Image