Futebol estreia na Olimpíada do Exército no primeiro dia de competição

Futebol estreia na Olimpíada do Exército no primeiro dia de competição

Campinas (SP) - No primeiro dia de competições da Olimpíada do Exército - Bicentenário da Independência, os oito Comandos Militares de Área se enfrentaram em disputas que ocorreram simultaneamente na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e no Círculo Militar de Campinas.

CMO x CMS

No estádio da EsPCEx, o primeiro confronto foi entre o Comando Militar do Oeste (CMO) e o Comando Militar do Sul (CMS), que terminou em 1 a 0 para o CMO.

O início da partida foi dominado pelo time do Sul, com controle da posse de bola, boa troca de passes, mas com poucas finalizações. As melhores oportunidades foram do time do CMO, em jogadas de contra-ataque, cruzamentos na área adversária.

Após pedido do técnico do CMO, a equipe passou a rodar mais a bola e conseguiu chegar a boas finalizações. Em jogada trabalhada pela esquerda, o cabo Lavik recebeu dentro da área, rolou para trás para a chegada do soldado Matheus, que finalizou nas mãos do goleiro.

Com boas jogadas pelo lado direito do ataque, a equipe do Oeste chegou próximo do gol, com jogadas dos soldados Jhonatan Messias e Taques. E foi dos pés do soldado Jhonatan Messias que saiu o gol da vitória, em chute rasteiro, após desatenção da zaga do Comando Militar do Sul, aos 23 minutos da etapa final.

O time do Sul tentou reagir, com jogadas pelas laterais e bolas levantadas na área, mas sem lances de perigo.

CMA X CMSE

Na partida de encerramento do dia no estádio da EsPCEx, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) enfrentou o Comando Militar da Amazônia (CMA).

O pontapé inicial foi dado pelo Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, acompanhado do Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, General de Brigada Luiz Albert Cureau Júnior e do ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Careca.

Logo no início da partida, o cabo Barreiros, em cobrança de pênalti, abriu o placar para o CMSE. Aos 30 minutos, em falha na saída de bola do goleiro cabo Tanan, o CMA conseguiu o empate com o capitão Mateus Lima. Com o gol, o CMA se soltou e conseguiu avançar mais, com jogadas em direção ao gol adversário.

No segundo tempo, o jogo foi equilibrado e já nos acréscimos, o CMA teve a chance de vencer a partida, mas o goleiro cabo Tanam se redimiu da falha no primeiro tempo e defendeu o pênalti cobrado pelo soldado Frank e garantiu o empate em 1 a 1.

CMN x CMP

No primeiro jogo válido pelo Grupo A do torneio de futebol, realizado às 13h, no Círculo Militar de Campinas, o Comando Militar do Planalto venceu o Comando Militar do Norte por 3 a 0, com gols do 3º Sargento Yago, Cabo Brayan e Soldado Matos.

O CMP dominou a partida, abrindo o placar aos 16 minutos do primeiro tempo com o Sargento Yago, em chute colocado da intermediária. Na etapa final, Cabo Brayan ampliou o placar aos 19 minutos, após triangulação na entrada da área, e Soldado Matos sacramentou a vitória em chute cruzado, aos 28 minutos.

Com a experiência de cinco jogos do Exército como técnico de futebol no CMP, Sargento Leônidas não escondeu a confiança depois da vitória na estreia da competição: “Não estamos em um patamar diferenciado, mas nós trabalhamos e alcançamos o objetivo. Sou grato aos jogadores, que entenderam o esquema tático”, afirmou.

CML x CMNE

Também no Círculo Militar de Campinas, às 15h, aconteceu a partida entre o Comando Militar do Leste e o Comando Militar do Nordeste, que terminou empatada em 1 a 1.

O CML abriu o placar aos 7 minutos, em jogada de contra-ataque finalizada pelo Soldado Felipe Alves. Ainda no primeiro tempo, o CMNE empatou com o Cabo Fábio Nascimento, em chute cruzado, de fora da área, aos 30 minutos. A partir desse momento, a partida foi marcada pelo equilíbrio até o fim, com ambos os times criando chances de gol.

Fotos: Sd Fricke e Sd Raiã

Image