Campinas (SP) – O 1º Tenente João Vítor Moreira Serra, do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24° BIS), conquistou na manhã de segunda-feira (11), a medalha de ouro, no Judô, na Olimpíada do Exército 2022.
A modalidade desportiva foi realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, com todos os Comandos Militares de Área no tatame. O tenente que representou o Comando Militar do Norte (CMN) disputou o ouro com militar do Comando Militar do Leste (CML), na categoria Leve Masculino (até 73kg), e venceu por Ippon (maior pontuação do Judô).
Esta é a segunda medalha do atleta numa Olimpíada do Exército. Em 2018, o militar conquistou o segundo lugar no judô. Moreira, que treina há vinte anos, também coleciona outras recentes vitórias. Em agosto de 2021, o atleta passou por uma cirurgia no joelho e há onze meses mantém tratamentos de reabilitação para voltar a caminhar, dobrar as articulações e recuperação do movimento da perna.
Competir na Olimpíada do Exército em 2022 é um processo de superação e motivo de grande satisfação para o Tenente do 24º BIS. “Minha família, profissionais de saúde e o Batalhão me deram muito apoio para conquistar essa final. A camaradagem é uma das coisas mais importantes que temos nessa vida. Eu sou apenas instrumento do meio. O esporte transformou a minha vida. Se não fosse o judô, eu ainda estaria em processo de recuperação mais lento”.
Ainda segundo o militar, o desafio diário durante a preparação para a Olimpíada foi conciliar as atividades do Batalhão com a rotina intensa de treinos. Mas com o apoio de seus pares, ele subiu ao pódio. “Uma vez eu ouvi de um Oficial General que o esporte é o que temos de mais próximo de um combate. E todo dia quando eu acordava, eu dizia: ‘eu vou ser campeão na Olimpíada do Exército. Eu vou mostrar pra mim, que eu posso’”, afirmou o atleta com a medalha nas mãos.
Texto: Tenente Tamiris Balieiro (CMN)