Campinas (SP) - Com 43 pontos, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) ficou em primeiro lugar na classificação geral do karatê, seguido do Comando Militar da Amazônia (CMA), com 41 pontos, e do Comando Militar do Leste (CML), com 40 pontos. A pontuação final é resultado das competições de kumite (lutas) e de kata (simulação de combate), além da disputa de kumite por equipes, realizadas nos dias 13 e 14 de julho no ginásio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
No kata, o CMA venceu no feminino e o CML, no masculino. O kumite, por sua vez, foi dividido em três categorias masculinas: até 67 kg, até 75 kg e acima de 75 kg.
Na categoria até 67 kg, as medalhas de ouro, prata e bronze ficaram, respectivamente, com o Soldado Figueiredo, do CMA, com o Cabo Espíndola, do CML, e com o 1º Tenente Reginato, do Comando Militar do Oeste (CMO).
Já na categoria até 75 kg, subiram ao pódio o Soldado Costa Souza (1º lugar), do CMNE; o Soldado Cunha (2º lugar), do CMA; e o Soldado Padilha (3º lugar), do Comando Militar do Planalto (CMP). Destaque para a última luta, que empatou e acabou sendo decidida por hantei, a decisão por bandeirada (votação dos árbitros auxiliares).
E na categoria acima de 75 kg, o 1º Tenente Lombardo, do CML, levou a melhor, enquanto o 3º Sargento Gledson, do Comando Militar do Sudeste (CMSE), garantiu a segunda posição e o Soldado Otto, do Comando Militar do Sul (CMS), conquistou o terceiro lugar. O 3º Sargento Ioussef, do CMN, não lutou em razão de uma fratura no nariz.
Para encerrar as competições, a final do kumite masculino por equipes foi decidida na última das cinco lutas. O CMNE derrotou o CML por 3 a 2, somando pontos para o Comando do Nordeste.
O Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e Presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, esteve presente na premiação, acompanhado do Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (11ª Bda Inf Mec), General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos.
O karatê foi uma das 13 modalidades da Olimpíada do Exército 2022 - Bicentenário da Independência. Em 73 anos de jogos, esta foi a primeira vez que o karatê integrou a competição.
Fotos: 2º Sgt Gilmar