"Todos pra água": clínica de natação reúne atletas de alto rendimento e competidores da Olimpíada

"Todos pra água": clínica de natação reúne atletas de alto rendimento e competidores da Olimpíada

Campinas (SP) – No último dia de competições da natação, nessa segunda-feira (11), os nadadores da Olimpíada do Exército tiveram a oportunidade de aprender técnicas de nado e ouvir as experiências de quatro atletas profissionais de natação, 3° Sargento R/2 Henrique Martins, 3° Sargento Basseto, 3° Sargento Pumputis e 3° Sargento Fernando Scheffer, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio 2020 na prova de 200 metros livre. Basseto, Pumputis e Fernando Scheffer integram atualmente o Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro.

A clínica de natação foi realizada na parte da tarde, após o término das provas. Durante quase duas horas, os atletas falaram de suas experiências e compartilharam conhecimentos. O sargento da reserva Henrique Martins reforçou que os valores da carreira militar são facilmente encontrados no esporte. Já o 3° Sgt Basseto, ao revelar sua história de vida, destacou que "o esporte de alto nível abre portas" para oportunidades acadêmicas e profissionais.

Os nadadores das Olimpíadas do Exército ainda fizeram perguntas e, entre elas, pediram que Fernando Scheffer revelasse os sentimentos que o guiaram na prova olímpica que lhe rendeu o bronze há um ano em Tóquio. "Eu acredito que consegui fazer o meu melhor na hora certa", pontuou o recordista sulamericano da prova dos 200 metros livre masculino. Ele ainda revelou que, ao concluir a prova olímpica, percebeu que para chegar a esse resultado "não fez nada de diferente do que sempre fez ao longo dos anos: treinar forte com disciplina e resiliência".

Ao final, todos foram para a água. Em grupos, conforme as especialidades de nado, os atletas da Olimpíada do Exército tiveram o privilégio de ter uma espécie de "aula particular" com os atletas de alto rendimento.

Image