Campinas (SP) – O primeiro dia de competições da Olimpíada do Exército já rendeu um pódio na natação. O Comando Militar do Sudeste (CMSE) conquistou medalha de ouro na prova de revezamento 4x50 metros livre misto.
A equipe composta pelo Tenente Fidelis, pela Tenente Passos, pela Aspirante Ancken e pelo Cabo Danilo realizou a prova em 1 minuto, 55 segundos e 81 centésimos, enquanto o segundo colocado, o Comando Militar do Sul (CMS), concluiu a prova em 1 minuto, 57 segundos e 27 centésimos. O terceiro lugar ficou com o Comando Militar do Leste (CML), que finalizou a prova em 1 minuto, 59 segundos e 94 centésimos.
Classificatórias
Além da prova de revezamento, foram realizadas outras três provas individuais da primeira etapa: 100 metros livre masculino, 100 metros borboleta masculino e 100 metros peito masculino.
Nos 100 metros livre masculino, classificaram os atletas Marco Antonio Sgoda (CMS), Vinicius Marques da Cunha Vieira Bello (CMNE), Rodrigo dos Santos Moura (CMO), Victor Miranda Borducchi (CMSE), Anderson Henrique Gusmão Barros (CMNE), Thiago Fidelis dos Santos (CMSE), Bruno Wesendonck Soares (CMS) e Bruno Roberto Tinoco Romão de Oliveira (CMO).
Já nos 100 metros borboleta masculino, classificaram os atletas Rodrigo de Souza Tosta (CMA), Erik Lopes Fidelis (CMA, Eric Morais Castro (CMSE), Matheus Sandora Ribeiro (CML), Gabriel Ribeiro de Carvalho (CMO), José Humberto do Carmo Fonseca (CMNE), Cesar Meira Araújo (CMSE) e Marcel Fábio de Araújo Lima Lopes (CML).
E nos 100 metros peito masculino, classificaram os atletas Gabriel Laterça Pinheiro (CMNE), João Pedro Francisco Hilário (CMSE), Cesar Rodrigues Castro Filho (CMNE), Hanry Schmidt da Silva (CMA), Gabriel Merize Cardozo (CMS), Rafael Ferreira Rondon (CMO), Thiago de Almeida Ribeiro Pestana (CMP) e Pedro Pagano Junqueira Payne (CMP).
Pódio
Segundo o Cabo Danilo, do 1º Batalhão de Aviação do Exército, levar uma medalha de ouro no primeiro dia de competição é motivo de orgulho. "Acho que foi uma das maiores emoções da minha vida. Eu não sei explicar o que eu estou sentindo nesse momento", afirmou.
Para a Aspirante Ancken, do 8º Batalhão de Polícia do Exército, o orgulho vem acompanhado da responsabilidade de representar a garra feminina. "O preconceito que se tem às vezes contra as mulheres cai por terra", disse.
O principal fator para a vitória, de acordo com o Tenente Fidelis, do 2º Batalhão de Infantaria Leve, foi o espírito de corpo. "Foi uma parcela de dedicação de cada um", destacou.
A Tenente Passos, da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, concorda: "A gente tem que ter o espírito de equipe bem ativo e esse compromisso com os outros atletas para dar o máximo individualmente, de modo que a soma do máximo de cada um vai resultar no ouro para a equipe".
Fotos: 2º Sgt Gilmar