Campinas (SP) – A modalidade de natação entrou no seu terceiro e último dia de competições hoje, 11 de julho, na Olimpíada do Exército – Bicentenário da Independência com sete finais.
Os mais velozes
Logo de início, as provas de 50 metros livre masculino e feminino revelaram o homem e a mulher mais rápidos das piscinas. No masculino, vitória de Marco Antonio Sgoda, do Comando Militar do Sul (CMS), com o tempo de 24 segundos e 78 centésimos, e, no feminino, o ouro ficou com Julia Lopes Won Ancken, do Comando Militar do Sudeste (CMSE), que cruzou a piscina em 32 segundos e 29 centésimos.
CMS presença (quase) certa no pódio
Nas sete finais da manhã da natação, o CMS foi ao pódio seis vezes, com dois ouros, uma prata e três bronzes. A outra vitória dos sulistas veio na prova de 4x100 metros livre masculino, com Eudjair Correia de Macedo Junior, Bruno Wesendonck Soares, Flávio Augusto Rabello Menezes de Almeida e Marco Antonio Sgoda no lugar mais alto do pódio novamente.
Esses resultados ajudaram a garantir o segundo lugar na pontuação geral da modalidade ao CMS, com 159 pontos.
CMSE emplaca três ouros em dia decisivo
Além do ouro na prova rápida de 50 metros livre feminino, o CMSE saiu vencedor em outra final feminina, com Ana Isabela Morsch Passos, nos 50 metros costas feminino. O terceiro ouro do dia veio com Victor Miranda Borducchi nos 100 metros costas masculino.
Com mais um bronze na prova de 200 metros medley masculino de João Pedro Francisco Hilário somada à liderança parcial na pontuação geral do dia anterior (10 de julho), o CMSE conseguiu fechar a modalidade de natação como campeão, com 165 pontos.
CMNE e CMA abocanham mais um ouro
Vinicius Marques da Cunha Vieira Bello, do Comando Militar do Nordeste (CMNE), ficou com o ouro nos 200 metros medley masculino com o tempo de 2 minutos, 31 segundos e 50 centésimos. O resultado, somado a mais 1 prata nos 50 metros livre masculino e 1 bronze na prova 4x100 metros livre masculino, garantiu ao CMNE a terceira colocação na pontuação geral da natação, com 139 pontos.
Já o CMA conquistou, hoje (11), o ouro nos 200 metros livre masculino com Erick Lopes Fidelis, com o tempo de 2 minutos, 9 segundos e 69 centésimos, sob os olhares do atleta de alto rendimento do Exército Brasileiro Fernando Scheffer, bronze nessa prova nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
O CMA conquistou a quinta colocação na pontuação geral da natação com 93 pontos.
CML: quarta colocação na pontuação geral da natação
Apesar de não ter levado ouro hoje na natação, o Comando Militar do Leste (CML) conquistou três pratas (200 metros livre masculino, 50 metros costas feminino e 4x100 metros livre masculino) e um bronze (50 metros livre masculino), o que lhe ajudou a garantir a quarta colocação na pontuação geral da modalidade, com 115 pontos.
Surpresa do Planalto
Daniele Rocha Fernandes, do Comando Militar do Planalto (CMP), pode ser chamada de “a segunda mulher mais rápida das piscinas” nesta Olimpíada. Isso porque ela conquistou a prata na prova de 50 metros livre feminino e colocou o CMP em um raro pódio na natação.
Melhor índice técnico e atleta mais eficiente
Ao final das provas, foram entregues os certificados de melhor índice técnico (comparação de diferentes resultados de diferentes provas, obtendo assim um número absoluto que corresponde à melhor performance da competição) e de atleta mais eficiente (que mais pontuou), de acordo com os critérios da Federação Internacional de Natação (FINA).
No masculino, os dois certificados ficaram com Marco Antonio Sgoda, do CMS. A prova dos 100 metros livre lhe garantiu o melhor índice técnico com o tempo de 53 segundos e 48 centésimos. E os dois ouros nas provas de 50 metros livre e 100 metros livre lhe garantiram o título de atleta mais eficiente entre os homens.
No feminino, o melhor índice técnico foi de Maria Eduarda Rebolho, do CMSE, com a prova de 50 metros peito. Ela cruzou a piscina em 37 segundos e 79 centésimos. Já o título de atleta mais eficiente foi dividido entre Ana Isabela Morsch Passos, do CMSE, e Juliana de Souza Vieira, do CMS, que consquistaram, cada uma, um ouro e uma prata em provas individuais.
Equipe de arbitragem
A competição de natação nesta edição da Olimpíada do Exército teve sua equipe de arbitragem composta por militares da Escola de Educação Física do Exército, da Academia Militar das Agulhas Negras, da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera, do 21° Grupo de Artilharia de Campanha e da Brigada de Infantaria Pára-quedista e por atletas do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro.