Nove finais agitam o dia da natação na Olimpíada do Exército

Nove finais agitam o dia da natação na Olimpíada do Exército

Campinas (SP) – O segundo dia de provas da natação na Olimpíada do Exército – Bicentenário da Independência reservou nove finais e quatro classificatórias.

Destaque para o Comando Militar do Sudeste, que faturou três ouros, uma prata e três bronzes, e fechou o dia na liderança da classificação geral da natação. Outros quatro Comandos Militares de Área alcançaram a posição mais alta do pódio: Comando Militar da Amazônia (CMA), do Leste (CML), do Nordeste (CMNE) e do Sul (CMS).

O homem mais rápido das piscinas

Logo no início do dia, a prova classificatória para os 50 metros livre masculino reuniu os militares mais rápidos das piscinas. Marco Antônio Sgoda, do CMS, atravessou a piscina em 24 segundos e 49 centésimos, mais de um segundo mais rápido que o segundo classificado, José Humberto do Carmo Fonseca, do CMNE, que bateu em 25 segundos e 66 centésimos. Aliás, amanhã (dia 11), a final dos 50 metros livre masculino abrirá o último dia de competições da natação.

Outras classificatórias

Na sequência, ocorreram as classificatórias dos 200 metros livre masculino, 100 metros costas masculino e 200 metros medley masculino.

Primeira final do dia

O primeiro ouro do CMSE veio logo na primeira final do dia. No revezamento 4x50 metros medley misto, a equipe formada por Victor Miranda Borducchi, Maria Eduarda Rebolho, Ana Isabela Morsch Passos e César Meira Araújo concluiu a prova em 2 minutos, 8 segundos e 57 centésimos. A prata ficou com o CMS; e o bronze, com o CML.

De tarde, só finais

A parte da tarde concentrou oito finais. Marco Antonio Sgoda, do CMS, o mesmo que registrou o melhor tempo na classificatória dos 50 metros livre de manhã, teve fôlego para, de tarde, faturar o ouro nos 100 metros livre, com tempo de 53 segundos e 48 centésimos. Vinicius Marques da Cunha Vieira Bello, do CMNE, ficou com a prata; e Victor Miranda Borducchi, do CMSE, com o bronze.

Na sequência, o CMA fez uma dobradinha no pódio na prova dos 100 metros borboleta masculino, com Rodrigo de Souza Tosta (ouro) e Erick Lopes Fidelis (prata). O “intruso” foi Matheus Sandora Ribeiro (bronze), do CML.

O segundo ouro do CMS no dia veio dos 50 metros borboleta feminino, com Juliana de Souza Vieira, que cruzou a piscina em 34 segundos e 98 centésimos. A prata ficou com Ana Isabela Morsch Passos, do CMSE, que já tinha faturado dois ouros até aqui em provas de revezamento. O bronze foi do CML, com Vanessa Quintanilha Ramos.

A prova de 100 metros peito masculino reservou o único ouro do CMNE na natação no dia. Gabriel Laterça Pinheiro alcançou a posição mais alta do pódio com 1 minuto, 14 segundos e 60 centésimos. Prata para Hanry Schmidt da Silva, do CMA; e bronze com João Pedro Francisco Hilário, do CMSE.

Maria Eduarda Rebolho, do CMSE, voltou à posição mais alta do pódio na prova de 50 metros peito feminino. Juliana de Souza Vieira, do CMS, faturou a prata; e Fernanda de Lima Sobreiro, do CMNE, ficou com o bronze.

A prova mais longa do dia, os 400 metros livre masculino, rendeu o único ouro do CML na natação hoje. Matheus Assis de Farias cruzou a piscina oito vezes em 4 minutos, 47 segundos e 62 centésimos. Prata para Luis Fernando Barbosa Noguti, do CMA; e bronze para Francisco Helton Santos de Oliveira, do CMNE.

O CMSE voltou pela terceira vez à posição mais alta do pódio com a equipe do revezamento 4x50 metros livre feminino. Ana Isabela Morsch Passos, Jade de Fátima Viana Cruz, Julia Lopes Won Ancken e Maria Eduarda Rebolho fizeram a prova em 2 minutos, 5 segundos e 18 centésimos. A equipe do CMS faturou a prata; e o CML, o bronze.

Para finalizar o dia cheio da natação, a prova de revezamento 4x100 metros medley masculino. A equipe do CMA, composta por Luis Fernando Barbosa Noguti, Hanry Schmidt da Silva, Rodrigo de Souza Tosta e Erick Lopes Fidelis voltaram ao pódio para receber a medalha de ouro. O CMS emplacou a prata; e o CMSE ficou com o bronze.

Foto/crédito: Eduardo Rodrigues.

Image