Medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima ministra palestra na Olimpíada do Exército

Medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima ministra palestra na Olimpíada do Exército

Campinas (SP) - Após abertura oficial da Olímpiada do Exército - Bicentenário da Independência, ocorreu, no Salão Osório da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a reunião preparatória do Exército para a competição com a presença de todos os atletas e a equipe técnica.

O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, realizou a abertura da reunião destacando a presença do medalhista de bronze nos Jogos Olímplicos de Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima, e do vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Marco Antonio La Porta. O general também agradeceu ao Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) pelo empenho e dedicação na organização do evento, e aos oito Comandos Militares de Área presentes: "Que cada equipe possa representar o seu comando, cultuando os valores do Exército, a disciplina, a lealdade e o respeito. Que vença o melhor, apesar que todos são vencedores por estarmos aqui competindo", afirmou.

Em seguida, a palavra foi passada para o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que realizou uma palestra motivacional para os atletas, fazendo um paralelo entre a infância humilde e a ascensão que o esporte lhe proporcionou. Ele explicou que o sonho de ser tornar atleta surgiu nas aulas de educação física, ainda na escola, e continuou: "É a perseverança que faz alcançar os objetivos sonhados e o esporte é a maior ferramenta de comprometimento. Ser atleta é ter dedicação, abrir mão dos prazeres, ser exemplo para a sociedade e se tornar uma pessoa melhor", finalizou.

Vanderlei contou ainda que estava no melhor momento da sua carreira profissional em 2004, pois havia se planejado e sabia onde queria chegar naquele momento: "O fato de o padre ter me empurrado para fora da competição me deixou abatido, mas o filme que eu criei na cabeça deu força para conquistar a medalha de bronze".

Ao final, o General Lancia entregou uma placa de agradecimento pelo apoio à Olimpíada do Exército - Bicentenário da Independência.

 

Image