Campeão de Pentatlo, Oficial do CPOR/CMSP disputará a Olimpíada

Campeão de Pentatlo, Oficial do CPOR/CMSP disputará a Olimpíada

São Paulo (SP) - Uma modalidade que exige múltiplas habilidades, preparo físico, agilidade e pontaria, o Pentatlo Militar é o esporte que mobiliza atualmente os esforços do 1º Ten Renan de Siqueira Csuka, do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo (CPOR/CMSP). Ele e a equipe do Comando Militar do Sudeste (CMSE) intensificaram nos últimos meses a rotina de treinamentos para a Olimpíada do Exército, que será realizada entre os dias 9 e 16 de julho em Campinas (SP).

O esporte que eles disputarão tem origem no próprio militarismo, com provas de tiro de fuzil, lançamento de granadas, natação utilitária, pista de obstáculos e corrida.

O Ten Csuka ingressou na modalidade há oito anos, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e disputará pela segunda vez as Olimpíadas do Exército. Na edição de 2018, em Brasília (DF), ele conquistou o 3º lugar com a equipe do CMSE.

O militar, formado em Educação Física, tem um histórico de conquistas. O Ten Csuka foi campeão por três anos consecutivos da NAVAMAER, que é a competição entre as Academias de Oficiais de carreira das Forças Armadas. Em uma das ocasiões foi além - estabeleceu um novo recorde de tempo na Pista de Pentatlo Militar (PPM).

Destaque no esporte, o Tenente também já esteve em disputas internacionais na Áustria e até na China.

Agora, com a bagagem que o atleta adquiriu, ele e os quatro companheiros da equipe masculina e outras duas atletas da equipe feminina de Pentatlo, pretendem trazer para São Paulo a medalha de ouro para o time do Pentatlo Militar do CMSE.

As provas do esporte começam no domingo (10) com o tiro controlado e terminam na sexta-feira (15) com a corrida Cross Country.

Image