Comando Militar do Norte leva bronze na pista de pentatlo militar feminino

Comando Militar do Norte leva bronze na pista de pentatlo militar feminino

Campinas (SP) - Na manhã desta terça-feira (12), quarto dia de competições da Olimpíada do Exército 2022, a Aspirante a Oficial Júlia de Mello Ávila, do 23º Batalhão Logístico de Selva (23º B Log), conquistou a medalha de bronze, na Pista de Pentatlo Militar (PPM), na categoria individual por prova feminino.

A Aspirante, que representou o Comando Militar do Norte (CMN), realizou a prova em três minutos e dez segundos (3min10seg). Neste tempo ultrapassou 20 obstáculos na pista de atletismo. Ávila disputou a prova com a atleta do Comando Militar do Leste (CML) que fez em três minutos e quatorze segundos (3min14seg) ficando em quarto lugar. A pista individual feminina contou com 16 mulheres de todos os Comandos Militares de área do Exército e teve como primeiro lugar a representante do Comando Militar do Sul (CMS).

Ao comemorar o resultado, a Aspirante Ávila destacou a importância de participar da Olimpíada, pois o evento agrega valores militares, como o espírito de equipe, nas competições. “O evento dá a oportunidade também de praças e oficiais participarem e é um fator de integração grande, reunindo todos em nível de Brasil, numa modalidade que nos exige bastante”, destacou.

A atleta já participou de outras competições de Pentatlo Militar. Por duas vezes esteve na NAVAMAER, competição entre os cadetes das escolas de formação de oficiais de carreira das Forças Armadas do Brasil, alcançado também o terceiro lugar individual em suas duas participações. Além disso, participou de competições internas na própria Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em olimpíadas acadêmicas.

Para o chefe de equipe que acompanha a atleta desde o início dos treinos para o Pentatlo: “Foi muito gratificante fazer parte da equipe técnica do pentatlo militar do CMN, juntamente com o sargento Moraes, técnico, pois durante os dois meses de preparação para a Olimpíada do Exército vivenciamos a evolução do condicionamento físico dos atletas e o desenvolvimento de diversos atributos afetivos necessário para vencer os obstáculos do Pentatlo Militar que, vale ressaltar, é o esporte mais militar de todos, imitando completamente o combate”, afirmou o Capitão Daniel Martins.

O Pentatlo Militar é a modalidade em que as provas são realizadas no decorrer de toda a semana da Olimpíada. Na manhã de segunda-feira (11), ocorreu o tiro. Hoje (12), seguiu com a pista de obstáculos (PPM). A competição avança com as demais etapas de natação, lançamento de granada, até a grande final, na sexta-feira (15), quando ocorre a corrida através do campo (cross country). A classificação será individual por prova, individual geral e geral por equipe, com todos os oitos grandes comandos em competição.

Texto: Ten Tamiris Balieiro

Image