Campinas (SP) - Pelo penúltimo dia de competição do Pentatlo Militar na Olimpíada do Exército - Bicentenário da Independência, as equipes dos oito comandos de área disputaram a prova de Lançamento de Granada, nesta quinta-feira, dia 14 de julho, no 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado (28º BI Mec), em Campinas.
Os grandes vencedores foram o Comando Militar do Leste, pelo segmento feminino, e o Comando Militar do Sul, no segmento masculino. Com os resultados de hoje, o CMS deu um importante passo para garantir a vitória por equipes.
Entre as mulheres, a Aspirante Ana, do CML, ficou no topo do pódio, com 870,4 pontos. A 3º Sargento Chagas, do Comando Militar do Nordeste, ficou em segundo lugar, com 794 pontos, e a 3º Sargento Aline Bichoff, do Comando Militar do Oeste, terminou em terceiro lugar, com 786 pontos.
“Essa é uma prova que requer força, velocidade, treinos para bíceps e muito cuidado para não se lesionar. Hoje foi uma surpresa para mim, não esperava ganhar, mas tive tranquilidade”, revelou a campeã, Aspirante Ana, praticante do Pentatlo Militar desde o primeiro ano de sua formação na Academia das Agulhas Negras (AMAN).
Na prova masculina, vitória do Capitão Douglas Castro, do CMS, com 1063,2 pontos, seguido do Tenente Csuka, do Comando Militar do Sudeste, com 1030,4 pontos, e do Tenente Leandro, do CML, com 1029,6 pontos.
Prova avalia lançamentos de precisão e distância
A prova de Lançamento de Granada consiste em arremessar uma granada em duas situações distintas. A primeira delas é o lançamento de precisão, em que cada concorrente tem à disposição 16 granadas que deverão ser lançadas para quatro círculos situados a distâncias diferentes. Para a competição masculina, os círculos estão situados à 20, 25, 30 e 35 metros. Na competição feminina, os círculos estão situados à 15, 20, 25 e 30 metros. No lançamento em distância, os pentatletas têm três tentativas para lançar a granada o mais longe possível. Os artefatos pesam 575 gramas para homens e 375 gramas para homens.
Na opinião do técnico do Comando Militar do Nordeste, Sargento Santana, o Lançamento de Granadas é uma prova que alia técnica e serenidade: “O nervosismo é o grande inimigo do granadeiro. Ele precisa fazer um treinamento exaustivo e focado no fortalecimento de braços, mas deve estar, sobretudo, calmo e concentrado no momento da prova”, destacou o técnico, que foi já campeão mundial por equipes como pentatleta, em 1996, no Equador.
Grande final acontece nesta sexta
A disputa do Pentatlo Militar chega ao fim nesta sexta-feira, quando os atletas disputam a Corrida Através Campo (Cross Country), a partir das 7h15, no segmento feminino, e às 8h, no segmento masculino.
História do Pentatlo Militar
Criado há mais de 50 anos, o Pentatlo Militar é uma competição baseada no treino específico dos combatentes e é composto pelas modalidades de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, lançamento de granadas e corrida através do campo. Ele foi desenvolvido pelo Capitão Henri Debrus, oficial francês, que se tornaria presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).
Fotos: Sgt Marcos