Campinas (SP) - As provas do Pentatlo Militar da Olimpíada do Exército - Bicentenário da Independência começaram nesta segunda-feira, dia 11 de julho, com a modalidade de tiro, realizada no estande do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado (28º BIMec), em Campinas.
Quem brilhou nesse primeiro dia de competição foi o Comando Militar do Sul, que garantiu as medalhas de ouro na categoria individual por prova. No segmento feminino, A Aspirante Vitória foi a vencedora, com 769,3 pontos, seguido pela 3º Sargento Chagas, do Comando Militar do Nordeste, e a Aspirante Ana, do Comando Militar do Leste. Na disputa masculina, domínio absoluto do CMS no pódio: o Tenente Miguel Neto foi o vencedor, com 944,3 pontos, seguido pelo Tenente Castilho Daniel e pelo Capitão Douglas Castro.
Ao comemorar o resultado expressivo de seu comando militar de área, a Aspirante Ana destacou que o pentatleta militar deve valorizar cada dia de preparação: “Um treino não é só um um treino. Ele é um momento precioso que deve ser considerado para se atingir um objetivo, como aconteceu hoje”, destacou.
Como funciona a prova
Os competidores utilizam o Fuzil Automático Leve (FAL) a 200 metros do alvo em séries de tiro lento, quando 10 disparos podem ser efetuados em até 10 minutos, e de tiro rápido, quando 10 disparos devem ser efetuados em até um minuto.
As equipes são compostas por sete atletas de cada comando militar de área, sendo cinco homens e duas mulheres. A pior pontuação de cada segmento é descartada para a pontuação geral.
Para o Coordenador Geral do Pentatlo Militar na Olimpíada do Exército e Instrutor do esporte no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), Capitão Fabio Bruno Condino, a prova de tiro é a que mais exige autoconfiança dos atletas: “A formação do atleta do Pentatlo Militar é diferenciada porque ele trabalha atributos muito distintos entres as modalidades”, explica. “O tiro exige dedicação, foco, controle emocional e treinamento exaustivo. No entanto, eu diria que o controle mental equivale a cerca de 70% do sucesso da prova”, afirmou o especialista.
Provas acontecem até sexta-feira
A disputa do Pentatlo Militar continua nesta terça-feira com as provas de pista de obstáculos (PPM) e avança com as demais modalidades até a grande final, na sexta-feira, quando ocorre a corrida através campo (cross country). A classificação será individual por prova, individual geral e geral por equipe.
História do Pentatlo Militar
Criado há mais de 50 anos, o Pentatlo Militar é uma competição baseada no treino específico dos combatentes e é composto pelas modalidades de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, lançamento de granadas e corrida através do campo. Ele foi desenvolvido pelo Capitão Henri Debrus, oficial francês, que se tornaria presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).
Fotos: Sgt Marcos