Novidade da Olimpíada, Tiro com Arco Paralímpico termina com CML no 1º lugar geral

Novidade da Olimpíada, Tiro com Arco Paralímpico termina com CML no 1º lugar geral

Campinas (SP) – A inédita prova de Tiro com Arco Parolímpico da Olímpiada do Exército - Bicentenário da Independência ocorreu nesse domingo, dia 10 de julho, com representantes dos oito Comandos Militares de Área nas categorias de provas iniciantes Standing (em pé) e W2 (na cadeira de rodas), distância de 10 metros, com premiação individual e geral.

Na categoria oficial Standing, distância de 18 metros, com premiação individual e geral, participaram representantes do Comando Militar do Planalto (CMP) e do Comando Militar do Nordeste (CMNE). A prova foi composta por dois rounds para os grupos de iniciantes e oficiais, e as pontuações de acordo com a somatória total das flechas.

O destaque foi a conquista da medalha de ouro pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE) em duas categorias iniciante Standing 10 metros individual e geral pelo Sargento Eduardo Aparecido Eugênio. Já na categoria iniciante W2, 10 metros individual, a medalha de ouro ficou para o Comando Militar do Leste (CML) com Soldado Ziraldo Norberto Fernandes.

Na categoria oficial Stanting, distância 18 metros individual e geral, o primeiro lugar ficou com o Soldado Thiago Pinheiro da Silva, do Comando Militar do Planalto (CMP), e o segundo lugar coube ao Comando Militar do Nordeste (CMNE) com o 3º Sargento Anderson Malaquias da Conceição. Na classificação geral, o CML ficou em primeiro lugar com 35 pontos.

Competiram na categoria Standing atletas com tipo de deficiência que os fazem perder força muscular e coordenação nos membros inferiores, apresentando funcionalidade normal nos membros superiores. A categoria Wheelchair, por sua vez, abrangeu atletas paraplégicos e que possuem limitações ao nível dos membros inferiores, supeiores e no tronco, tendo que usar cadeira de rodas no dia a dia.

A entrega das medalhas foi realizada pelo Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos e pelo Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior. Em suas palavras, o General Cureau endossou que "participamos de um momento histórico: a inserção do Tiro com Arco Adaptado na Olímpiada do Exército - Bicentenário da Independência".

Fotos: Sd Fricke

Image