CMP leva ouro na estreia do Boulder na Olimpíada do Exército

CMP leva ouro na estreia do Boulder na Olimpíada do Exército

São Paulo (SP) - Desde que a Esportiva estreou na Olimpíada de Tóquio novos adeptos à modalidade  encararam o desafio de subidas íngremes em um nível totalmente novo. Também pela primeira vez na Olimpíada do Exército- Bicentenário da Independência, a modalidade foi representada por 24 atletas e 8 chefes de equipe que participaram das classificatórias no Ginásio Casa de Pedra, nesta terça-feira (12). 

Na primeira etapa da competição, o destaque da prova ficou com o Cap Fiorillo do Comando Militar do Sudeste (CMSE), que na final não levou medalha.

O pódio foi ocupado no primeiro lugar pelo Cap Aron do Comando Militar do Planalto (CMP), com 9 pontos, em segundo lugar o Sgt Eliseu do Comando Militar do Sul (CMS), com 7 pontos e em terceiro o Asp Pedro Pires do Comando Militar do Leste (CML), com 6 pontos.

Outro destaque durante a prova de hoje foi a presença do Sgt Jean Ouriques, Atleta de Alto Rendimento do Exército Brasileiro, que deixou de competir nesta Olimpíada para passar suas experiências aos atletas e contribuindo para a realização da prova como Árbitro Chefe e Route Setter - responsável por montar os problemas dos escaladores.

O troféu da modalidade será entregue ao campeão durante a formatura de encerramento da Olimpíada do Exército que ocorrerá no sábado (16), em Campinas no Estádio da EsPCEx.

 Toda a organização e montagem da Escalada Esportiva contou com a colaboração de militares do 8º Batalhão de Polícia do Exército  

O Boulder

O Boulder, uma das três modalidades de escalada esportiva tem a característica que competidores não estão presos a cordas de segurança e precisam escalar o mais rápido possível uma parede de 4,5 metros. Para ser o vencedor é preciso chegar com ambas as mãos até o último ponto no topo da rota. Cada etapa da escalada tem uma pontuação. As paredes utilizadas para boulder apresentam uma série de desafios, chamadas de “Problemas”, e agarras de diversos tamanhos. O atleta deve planejar cada movimento cuidadosamente, pensando sobre que mão e pé colocar nas próximas pegadas, enquanto estão cientes do limite de tempo.

 

 

Imagens: Sd Zago 

Image