São Paulo (SP) – A Casa de Pedra, ginásio de escalada na cidade de São Paulo, já está preparada para receber atletas da escalada esportiva da Olimpíada do Exército - Bicentenário da Independência. A modalidade, que tem atraído novos adeptos pelo mundo, realizará suas provas indoor. Somente a prática realizada em ginásios e clubes é de caráter competitivo (enquanto as outras ao ar livre são de prática recreativa) e se divide em três categorias: boulder, de velocidade (speed) e dificuldade (lead).
As provas que ocorrerão no dia 12 de julho (terça- feira) serão apenas da modalidade boulder. Nesta categoria, as paredes têm em torno de 4 metros de altura. Como são mais baixas, os atletas não usam cordas. A segurança é feita por colchões colocados embaixo. É uma modalidade que exige força, técnica e uma variação de movimentos complexa por trabalhar todos os grupos musculares.
As delegações serão compostas por um treinador e três atletas oficiais e praças.
As regras oficiais são da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) e as disputas serão feitas em duas etapas: a etapa classificatória ocorrerá no período da manhã, das 7h30 ao meio-dia, e a final durante a tarde, das 16h às 20h.
Os resultados das provas serão de caráter individual e geral. A classificação individual será de acordo com as regras e o resultado oficial de cada prova. Já para a classificação em equipe, vencerá a competição a equipe que tiver somado o maior número de pontos, somada a pontuação de todos os seus atletas incritos.